sábado, 29 de janeiro de 2011

UMA SAÍDA PARA AS CONTRADIÇÕES QUANDO SE TRATA DE PREDESTINAÇÃO.

Abaixo segue algumas considerações que espero, seja esclarecedor para  não entrarmos em contradição entre a soberania de Deus e a liberdade do homem.
Nas escrituras, de modo geral, quando se trata de predestinação seu foco sempre está ligado com propósito e somente em raros casos a um destino, com exceção em 2Ts 2.13 onde esta declarado que Deus nos escolheu desde o princípio para a salvação. É interessante notar que a palavra traduzida por princípio em 2 Ts 2.13 é aparquen que significa primícias ou primeiros frutos, como a NVI coloca em nota de roda pé, dando a entender que Paulo estava falando dos primeiros frutos do evangelho; sendo que seu contexto tinha como objetivo encorajar os eleitos a não temer a perseguição do Anticristo visto que sua salvação dos eleitos era certa. Em Rm 8.29b o texto diz que fomos predestinados para sermos conforme a imagem de seu Filho. Em Ef 1.4 que fomos eleitos antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis. Em At 4.28 quando Apostolo Pedro esta em oração depois de ter sofrido por pregar o evangelho ele declara que as autoridades, gentios e judeus, fizeram o que a mão e o conselho do Senhor havia anteriormente determinado. Em Rm 9 quando se fala de escolha e eleição se fala de Isaque e Jacó que foram eleitos para, a partir de sua, descendência surgisse à nação que seria o povo por meio do qual Deus cumpriria e revelaria seus propósitos e de onde surgiria o salvador; quando fala de faraó seu propósito e de através dele, Deus mostrasse seu poder, ser glorificado e fazer conhecido seu nome em toda terra. Em Jo 15.16 o próprio Senhor Jesus nos afirma que nos escolheu para irmos e dar frutos permanentes. Assim também quando predestinou indivíduos para cumprir seus propósitos. Ex; Ciro, Jeremias, o apostolo Paulo, Judas etc. Em nenhum desses textos está se tratando de lugar e sim que por meio da presciência de Deus, sabendo os que o aceitariam já os designou para cumprirem propósitos específicos. Como da mesma forma já antevendo os que não creriam já os designou para outros propósitos.
Outra questão interessante para pontuar esse tópico é o fato de quando trata de predestinação para um lugar ela sempre conduzir essa questão para o termo em Cristo. Em Efésios cap. 1, em especial nos versos de 1 a 13, que é onde se trata de maneira especial o tema em questão, tudo esta relacionado com o ponto chave em Cristo ( ou seja, através da fé em cristo), exceto nos versos 2 e 8 que completam o pensamento do verso anterior, mostrando que esta predestinação é fruto da nossa ligação com Cristo. Ou seja, que a partir do momento que me ligo a Cristo, pela fé, tudo que foi tratado na eternidade se cumpre na minha vida por crer em cristo (v. 3). Pois  o que entendo dos textos citados é que o plano é quem foi predestinado (Ef 3. 8-12) e não indivíduos. Os indivíduos só são participantes do plano salvífico depois de receber a Cristo (v. 5). Pois a minha certeza de salvação esta baseada no fato de Deus não mentir e se Ele prometeu que me salvaria se cresse em Cristo (Jo 3.16-18), então digo que sou salvo pela fé, mas essa salvação não é fato consumado em minha vida, pois não estou no céu, mas aqui (Rm 8.24 e 25). Entretanto sei que por causa de Cristo vou para o céu, ou seja, sou predestinado por causa de Cristo vs. 11 e 12 (“antemão esperamos em Cristo”). Pelo menos é isso que entendo da conclusão de Paulo no verso 13 quando diz que: É também nele que vós estais depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação. Tendo nele crido fostes selado com o Espírito Santo da promessa. Não Antes.
Para concluir reforçando a tese de que a predestinação para um propósito esta também baseada na presciência de Deus existe não só o texto de 1 Pe 1.2 que declara isto explicitamente, mas também o texto de Rm 8. 29a onde diz que “os que de antemão conheceu também os predestinou”. Isto é, por conhecer antes separou o homens para seus propósitos a fim de cumprir sua vontade tanto para o bem quanto para o mal.
 Então podemos visualizar que quando se fala de predestinação na bíblia e não nas escolas teológicas vemos três diferentes significados. 1 Predestinados pela presciência. 2 predestinados para um propósito. 3 depois da fé em Cristo para a eternidade.
Diante das colocações acima vejo que devemos tratar com cuidado esse tema; podemos estar convictos em determinada posição, mas pode ser que infelizmente redondamente enganados. Digo isto para ambas as partes, pois creio que se analisarmos os textos Bíblicos com humildade poderemos chegar a um consenso sem contradizer a palavra em nenhum ponto, pois da forma, como a Palavra esta sendo tratada, os paradoxos até parecem contradição.
Espero poder ter contribuído para mostrar em que termos a predestinação é tratada na bílbia. A graça do Senhor Jesus seja com todos.

Um comentário:

  1. Pr Leandro, graça e paz! Prazer conhecer seu trabalho e as ideias expressas aqui em alguns pontos são semelhantes a forma como compreendo os temas predestinação e eleição que são bíblicos, contudo não fatalistas e deterministas no tocante à salvação como apregoam os calvinistas. Tenho artigos escritos sobre temas caros ao calvinismo no meu blog e já estou te divulgando nele; visite-o:

    http://nocaminhodagraca.blogspot.com/

    Forte abraço. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir