segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Como o Senhor Jesus se esvasiou e ainda sim realizou tantos sinais e maravilhas?

Este tópico de que irei discorrer  esta dentro do tema trindade, na parte de Cristologia, no ponto em que se fala da humanidade de Cristo em seu oficio profético.
Antes de qualquer coisa é preciso pontuar algumas questões para então entrar propriamente no  assunto.
1º O Senhor Jesus Cristo nos dia de sua encarnação estava limitado por sua condição humana. Quando Fl 2.5-8 declara que Ele não usurpou ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo significa que nos dias de sua encarnação Ele não usou seus atributos; Ele os tinha, mas não usou.
2º Não há distinção entre o Jesus homem e o Jesus Deus, Eles são a mesma pessoa. (1Jo 5.20; At 17.31 e Jo 1.1, 2 e 14) E neste ponto penso que é mais coerente dizer plenamente homem, plenamente Deus, ou totalmente homem totalmente Deus, ou verdadeiro homem verdadeiro Deus, pois 100% homem 100% Deus dá 200%.
Em relação ao Senhor Jesus ter exercido seu oficio profético por estar ungido com o Espírito Santo não vejo dificuldade alguma, pois no velho testamento os profetas estavam ungidos com o Espírito Santo e realizaram os mesmos sinais e prodígios que o Senhor realizou.
a)      O através do profeta Elias  por três anos não choveu e quando orou choveu (1Rs 18. 41-45), ou seja, controle da natureza.
b)      A viúva de Sarepta e a sunamita tiveram seus filhos  ressuscitados (1Rs 17. 17-23; 2Rs 4.32-37), ou seja controle sobre a morte.
c)      O azeite da viúva foi multiplicado (2Rs 4. 1-7), ou seja, controle dos elementos.
d)     Naamã curado de sua lepra (2Rs 5. 9-15), ou seja poder sobre as doenças.
e)      Fazer flutuar um machado (2Rs 6. 1-7) ou, seja poder sobre a física.
f)       Dizer os planos do rei da Síria traçado em secreto (2Rs 6. 8-12), ou seja, saber o que se passa na mente das pessoas (dom da clarividência).
Em fim tudo isto estes homens fizeram pedindo a Deus, a semelhança do Senhor Jesus Cristo, por terem sobre si a unção do Espírito Santo. Por isso o Senhor Jesus nos dias de sua carne ressuscitou mortos, curou enfermos, multiplicou os pães e os peixes, andou sobre as águas e fez toda sorte de prodígios e sinais. Poderia tê-lo feito por seu próprio poder? Claro que sim Ele é Deus, mas se assim o fize-se sua humilhação não seria total visto estar usurpando ser igual a Deus. Entretanto que diz o texto de Filipenses? Ele se esvaziou e não usurpou ser igual a Deus. Se assim o fosse a tentação, a crucificação e todas suas limitações nos dias de sua carne não passariam de teatro, pois não estaria cumprindo seu ministério como homem, mas como Deus. O que quero dizer com isto é que Jesus veio a semelhança de Adão antes da queda, ou seja, uma condição de homem não caído diferente de nós caídos pelo pecado, mas sem contudo usar seus atributos divinos. Isto é venceu o pecado e a morte na condição de homem e não na condição de Deus.
Para provar esta tese é necessário levantar  algumas questões.
1º por que o Senhor Jesus teve de passar a noite orando para saber quem seriam os dose discípulos? (Lc 6. 12-16) Alias por que Ele orava já que poderia usar sua onisciência para saber tudo o que precisava para cumprir sua missão, não era por ter se esvaziado?
2º Por que o Senhor Jesus perguntou o nome do demônio em Gadara? (Mc 8.30)
3º Por que perguntou ao pai do menino possesso  a quanto tempo ele estava assim? (Mc 9. 21)
4º Por que o Senhor Jesus perguntou quem me tocou? (Mc 5.30)
5º Por que o Senhor Jesus não sabia o dia de sua vinda? (Mt 24. 36)
6º Por que o Senhor Jesus disse aos farizeus que eles estavam blasfemando contra o Espirito Santo quando espulsava demônios e realizava milagres se foi em seu poder?
A meu ver estes textos mostram o nosso Senhor Jesus, limitado nos dias de sua carne, possuía seus atributos, mas não usou. E tudo o que realizou foi por meio do Espírito Santo.
a)        Se não foi assim, então qual a necessidade d’Ele ser ungido com o Espírito Santo?
b)        Estaria então Pedro mentindo? Pois Pedro afirma em At 10. 38 que o Senhor realizou o que realizou por meio do Espírito Santo.
c)        Estaria então Paulo mentindo? Ele afirma que o Senhor Jesus se esvaziou (Fl 2.5-8); Se isso não é se esvaziar o que é então?
d)       Estaria então o Senhor Jesus mentindo? Ele próprio declarou na sinagoga em Nazaré, no início de seu ministério, citando Isaías, que sobre Ele estava o Espírito do Senhor para realizar tudo o que realizou (Mt 4. 14- 21).
Espero que estes questionamentos possam contribuir para o melhor esclarecimento deste assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário